Por que o Shofar?

07/05/2014 15:00

O Shofar é um instrumento feito dos chifres de um carneiro, mas também pode ser retirado de outros animais, como o antílope.

 

Sobre a Importância Bíblica e Messiânica, observamos que o Shofar fala da graça de Deus. Em Gn 22.13, quando Deus mandou Abraão levar Isaque para as terras de Moriá e sacrificá-lo em um dos montes, o Senhor proveu um carneiro, preso pelos chifres.

 

O carneiro tem 2 chifres. Os chifres ilustram a graça, pois apontam para os dois adventos de Cristo, Jesus veio e virá, em duas ocasiões.

 

Segundo a tradição, o chifre esquerdo aponta para Jesus como Cordeiro de Deus (João 1.29), e o chifre direito, aponta para Jesus não somente como Cordeiro, mas Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão da Tribo de Judá (Ap 1. 10-16).

 

Vejamos os textos de 1 Co 15.52 e 1Ts 4.16. O Shofar fala da nossa redenção! Os mortos em Cristo ressuscitarão e serão transformados!

 

Existem três tipos de toque do Shofar (alguns falam de um quarto toque), e cada um deles tem seus respectivos significados.  O primeiro toque é o Tekia, que anuncia a Majestade do Senhor, o segundo o Teruah que nos chama a despertar, e o terceiro é o Shevarim em que afirmamos nossa fé no retorno do Messias.

 

Ao observarmos a Importância Profética e na Guerra Espiritual, entendemos que cada instrumento dado pelo Senhor no Tabernáculo ou revelado na Torah traz uma mensagem ou um ensino profético e nos aponta a algo.

 

O som do Shofar é tocado para juntar o povo do Senhor e começar uma reunião ou assembleia, para proclamar jejum, para convocar o povo e trazer consciência profética dos tempos em que estamos vivendo (Joel 2.15-16), é tocado profeticamente para possuir o que Deus nos deu, nossa herança, para proclamar o ano do Jubileu (Lv 25.8-55), o ano da liberdade, para guerrear e convocar o povo para a guerra (1 Co 14.8; Js 6).

 

O toque do Shofar é um Ato Profético não somente para o povo judeu, mas também para a Igreja, que deve pela fé, utilizar em seus eventos e manifestações, mostrando a todos que o dia esta próximo (1 Ts 4.16-17) e também um som de despertamento espiritual.

 

Assim, entendemos que esta grande verdade não foi utilizada por Deus somente no Antigo Testamento, mas também a podemos encontrar na Nova Aliança. Ao lermos o livro de Apocalipse, notaremos que em cada ação ou execução de uma ordem de Deus, soa o toque do Shofar (Por exemplo: Ap 8. 6-7).

 

Nota: A palavra grega que significa trombeta no NT também se refere ao Shofar (Por exemplo: Hebreus 12.19). Há vários momentos na Bíblia em que o Shofar é mencionado. Em algumas traduções encontramos “trombetas” e “buzinas”.

 

Prs. Luiz Augusto Carneiro e Daniele Carneiro

Servos de Deus